Indústria Cultural

 “Aquilo que sabemos sobre nossa sociedade, ou mesmo sobre o mundo no qual vivemos, o sabemos pelos meios de comunicação” Niklas Luhmann.
Definitivamente a modernidade é a era do surgimento, consolidação e expansão dos meios de comunicação de massa. Considerar a influencia da mídia, bem como seus impactos na sociedade  moderna, de forma geral, é de fácil constatação, artigos, teses e obras volumosas das mais variadas áreas das ciências do pensamento humano dissertam sobre essa temática de maneira profícua e reflexiva, pode-se citar como exemplo a produção de textos de sociólogos, antropólogos e psicólogos, apenas para lembrar as produções mais recentes. 
Na realidade de uma sociedade movida pelos meios de produção capitalista essa presença da mídia se torna efetivamente entrelaçada com a economia, a política e a cultura. Uma maneira ideológica de legitimar as contradições da sociedade capitalista é a de se apresentar como guardiã da liberdade individual.   
Este texto não critica o conteúdo midiático e sua programação, mas a estrutura da mídia, propõe e foca a reflexão no papel dos meios de comunicação de massa na divulgação e manutenção da sociedade capitalista e sua ideologia dominante.  Para isto realiza um dialogo com o pensamento teórico de Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno, expoente da Escola de Frankfurt, fundada em 1924 por Félix Weil denominada depois de Instituto de Pesquisa Social.  Adorno em parceria com Max Horkheimer na obra Dialética do Esclarecimento, escrita nos anos de 1940, reservou um capitulo ao que ele chama de A Indústria Cultural, termo esse que pode ser definido como conjunto de meios de comunicação, o cinema, o radio, a televisão, os jornais e as revistas que configuram um sistema poderoso para gerar lucros e por serem mais acessíveis as massas exercem forte controle social com o propósito de legitimar a sociedade capitalista e toda sua forma de dominação política e exploração econômica. 
A partir do conceito adorniano de indústria cultural se verifica que estruturalmente a mídia possui relação frágil e diminuto com conceito de liberdade, sendo este fundamentado no sistema capitalista de economia, estruturado numa ideologia política neoliberal e vivenciada por um projeto de sociedade pós-moderna. Qual liberdade a mídia se refere quando fala em liberdade de imprensa, seria a liberdade na busca de uma sociedade justa, igualitária, solidaria, autônoma, participativa e democrática ou liberdade na reprodução e legitimação de uma sociedade injusta, desigual e explorada.


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